A prática de atividade física é essencial para a saúde, e se matricular em uma academia ajuda bastante nisso. Só que é preciso tomar alguns cuidados. Um dos principais é saber como evitar lesões na academia para manter esse risco bem longe.

Você tem que se policiar para não cometer determinados erros. É importante entender como realizar os exercícios, utilizar os equipamentos da forma correta, contar com os instrutores para tirar dúvidas, entre outras medidas que garantam a sua integridade física.

Uma lesão muscular pode ser um problema bastante sério, como o caso da ruptura de um músculo ou ligamento. Assim, a atividade física pode acabar proporcionando transtornos em vez de saúde à sua vida. E você não quer que isso aconteça, certo?

Portanto, chegou a hora de aprender como se prevenir! Veja, a seguir, 7 dicas para evitar lesões na academia.

1. Sempre aqueça e alongue antes de começar

O risco de lesões na academia aumenta bastante se você parte direto para o treino sem preparar os seus músculos para essa prática. Então, é muito importante dedicar um tempo ao aquecimento e ao alongamento para não ter problemas.

Vale fazer uma série de alongamentos que estimulem as articulações, bem como movimentos que aqueçam o corpo. Certifique-se de movimentar o corpo todo para mantê-lo protegido de lesões.

Não se limite apenas aos músculos que você pretende trabalhar naquele dia. O nosso corpo é complexo e seus tecidos são interligados. Sendo assim, seu aquecimento deve ser total, independentemente do treino da vez.

2. Faça um treino adequado para você

Os exercícios precisam ser adaptados às suas necessidades para que você alcance os seus objetivos de condicionamento físico e qualidade de vida. Não tente replicar os treinos de outras pessoas sem levar em conta as suas características.

Quem vai à academia, geralmente, o faz quando tem um objetivo em mente. Os mais comuns são emagrecer, aumentar a massa muscular, ou simplesmente buscar uma vida saudável. O treino será montado de acordo com as pretensões e as características do indivíduo.

É possível evitar lesões na academia ao garantir que o seu treino é pensado especialmente para você e para as suas capacidades. Converse com os instrutores para ter uma avaliação completa e contar com o modelo certo.

3. Realize os exercícios corretamente

Os exercícios físicos da academia somente trazem benefícios se realizados da forma correta. Isso requer que os movimentos sejam seguidos à risca para que tenham o efeito esperado.

Muitos desses exercícios podem ser conduzidos incorretamente, o que aumenta consideravelmente as chances de lesões perigosas. É por isso que a maioria das academias tem espelhos: servem para que você acompanhe a própria forma e evite erros de execução.

Caso tenha dúvidas, vale a pena consultar seus instrutores para corrigir a postura e os movimentos.

4. Não exagere na intensidade dos exercícios

Ir com muita sede ao pote pode ser um problema até quando o assunto é o treino na academia. Pegar pesado demais pode ser um convite ao surgimento de todo tipo de lesão muscular.

A atividade física é decisiva para a saúde e o condicionamento do corpo, mas você não deve exagerar na intensidade. O seu treino e a potência usada em seus exercícios precisam se encaixar perfeitamente nas suas capacidades.

Nada de se apressar e querer aumentar diariamente o peso dos halteres usados. Vá com calma e siga as orientações dos seus instrutores para evitar lesões na academia. Treine o corpo, e não o ego.

5. Tenha cuidado ao manusear os equipamentos

O equipamento que você usa em seus exercícios exige muitos cuidados. Para evitar lesões na academia, você precisa levar em conta o peso dos halteres, das anilhas e dos demais itens, e o modo como o seu corpo se movimenta ao manuseá-los.

Pegar um halter de mau jeito, por mais leve que ele seja, pode provocar lesões sérias. É preciso pensar muito bem em cada movimento e, caso necessário, pedir ajuda a alguém.

Os momentos que mais exigem atenção são os de pegar e devolver halteres e anilhas dos locais onde são guardados. Não os pegue de mau jeito. Mantenha a coluna alinhada e garanta a força adequada para movimentá-los corretamente.

6. Não se distraia na esteira ou na bicicleta

Se exercitar na esteira ou na bicicleta pode ficar mais divertido com uma música ou um seriado na Netflix pelo seu smartphone. No entanto, a distração é uma inimiga do bom exercício, já que aumenta a chance de você se lesionar.

Ao iniciar esses exercícios, perceba bem onde você está e se equilibre bem no aparelho. Você até pode usar o celular ou assistir TV, mas somente se também prestar atenção aos seus próprios movimentos e ao seu equilíbrio.

Quer uma dica? Segure bem nas barras de apoio desses equipamentos para que, mesmo ao mínimo sinal de desequilíbrio, você esteja em segurança.

7. Converse com seus instrutores

Você já deve ter percebido que uma dica foi constante em todos os itens até agora: manter um contato próximo e produtivo com os seus instrutores. Os profissionais de educação física são os mais qualificados para garantir que você tenha o treino ideal para as suas necessidades e reduzir os riscos de lesões.

Sempre que tiver dúvidas ou quiser realizar alguma mudança em seu treino, converse com esses instrutores. O papel deles é ajudar você a alcançar os seus objetivos com o máximo de saúde e qualidade de vida.

Nessas interações, é importante deixar claro qual é o seu objetivo com o treino e sinalizar até qual ponto você aguenta determinados esforços. Isso será decisivo para você não se exceder e ter o treino ideal para as suas características.

O recado foi dado! Ter uma rotina de exercícios é muito importante para a saúde física e mental, mas é indispensável se cercar de cuidados para que a prática não represente um perigo. Siga as dicas acima para evitar lesões na academia e conquistar resultados cada vez melhores. Bons treinos!

Você já sofreu algum tipo de lesão na academia? Conte para a gente nos comentários como aconteceu.