• Post category:Sintomas

Você sabia que existem algumas lesões causadas pelos exercícios físicos? É isso mesmo! Apesar de serem extremamente benéficos para a saúde física e mental de pessoas de todas as faixas etárias, etnias e gêneros, a prática de atividade física pode acarretar em alguns problemas quando feita em excesso ou de maneira inadequada.

Por conta disso, todo o cuidado é pouco e devemos ter algumas precauções na hora de fazer exercícios, como nos alongar, fazer um bom aquecimento e não exagerar na intensidade dos movimentos feitos. Isso garantirá a integridade de nossos tecidos e fará com que tudo caminhe como o planejado.

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais sobre as lesões, entendendo o que são elas, quais são as mais comuns e possíveis de acontecer e como podemos preveni-las durante as atividades físicas! Acompanhe.

O que são lesões?

Lesão é o nome dado a qualquer tipo de ‘’machucado’’ que afete o nosso corpo. Portanto, ela pode ter diversas origens, desde cortes, pancadas e até mesmo coisas mais internas, como estiramentos ou rompimentos de fibras musculares, por exemplo.

Também são caracterizados como lesões os danos causados aos órgãos devido a uma doença e qualquer outro tipo de interferência no funcionamento adequado de um determinado tecido. A consequência é geralmente uma inflamação no local, em uma tentativa do organismo de reparar aquele dano.

Quais lesões causadas pelos exercícios físicos são mais comuns?

Infelizmente, a prática em excesso ou da maneira incorreta de atividades físicas pode ocasionar algumas lesões, sejam elas ósseas ou musculares, por exemplo. Outras estruturas também podem ser atingidas pela prática, como os tendões, ligamentos e outros. A seguir, conheceremos algumas das principais consequências dessas lesões. Confira!

Distensão muscular

Quando um músculo se estica demais, pode ocorrer uma distensão muscular, também conhecida como estiramento. Isso faz com que as pequenas fibras musculares se quebrem, gerando muita dor, inchaço e desconforto no local.

Há vários tipos de tratamento para esse problema, mas eles geralmente envolvem um período de repouso para que as fibras se reestabeleçam da maneira correta. Para evitar isso, é muito simples: basta se alongar bastante e pegar leve na hora dos exercícios.

Hérnia discal

A hérnia discal, ou hérnia de disco, é um problema muito conhecido por boa parte da população. Essa situação causa muita dor e pode impossibilitar os seus portadores de fazerem as suas atividades cotidianas da maneira correta.

As hérnias são causadas pela má postura, o excesso de peso levantado e algumas outras razões. Fazer um bom aquecimento e maneirar na intensidade dos exercícios praticados pode ser uma boa maneira de prevenir o seu aparecimento.

Tendinite

A tendinite nada mais é do que a inflamação, aguda ou crônica, de estruturas conhecidas como tendões, tecidos que auxiliam a ligação e fixação entre ossos e músculos.

Esse problema pode ser causado por muitas razões, mas normalmente está relacionado aos esforços repetitivos executados de maneira inadequada. Para evitá-lo, é necessário focar em alongamentos e aquecimentos e também na execução correta de cada exercício, sempre utilizando as ferramentas adequadas (como tênis confortáveis, por exemplo).

Agora que você já conhece algumas das principais lesões causadas pelos exercícios físicos e sabe exatamente como preveni-las, não perca tempo e procure um profissional para auxiliá-lo nessa tarefa. Um quiropraxista, por exemplo, é uma ótima opção para garantir a sua saúde durante as atividades físicas!

Gostou deste artigo? Gostaria de se manter bem informado sobre o tema? Para tal, basta assinar a nossa newsletter e começar a receber todos os conteúdos publicados diretamente em seu endereço de e-mail!