A prática regular de exercícios físicos é fortemente recomendada por todos os profissionais da área da saúde. Afinal, sabemos como esse hábito pode deixar nosso organismo mais saudável e prevenir uma série de doenças. No entanto, a prática, quando feita de maneira inadequada, pode trazer prejuízos para a saúde.

Por isso, melhorar as lesões da academia deve ser uma preocupação de todos os praticantes de exercícios, sejam eles aeróbicos ou de musculação. Um bom desempenho no esporte pode ser atingido por meio da prevenção de tais lesões ou de tratamento. A recuperação, caso elas ocorram, não deve permanecer apenas no âmbito medicamentoso, mas nos hábitos e na reabilitação física.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e veja como prevenir e tratar lesões de maneira duradoura e eficaz, além de minimizar a queda na qualidade de vida. Boa leitura!

Quais são as lesões de academia mais comuns?

Os exercícios são muito variados nas academias e, por isso, é comum ter lesões de diferentes tipos. Na maioria das vezes, elas são causadas pelo excesso de repetições e de peso ou pela prática inadequada, como, por exemplo, realizá-los sem aquecimento e alongamento prévios. De modo geral, as mais comuns são:

  • fraturas;
  • torções;
  • distensões;
  • luxações.

Esses danos ao corpo podem ter diferentes graus de seriedade e, muitas vezes, trazem dor e desconforto, além de demandarem um bom tempo de tratamento até uma recuperação definitiva.

Como prevenir lesões ocasionadas por exercícios?

Como mencionado no tópico anterior, a ocorrência de lesões na academia está diretamente ligada aos hábitos inadequados na prática de tais atividades, feitas sem a recomendação de profissionais especializados.

A melhor maneira de evitá-las é seguir à risca as instruções dos profissionais de educação física. Não exagere na carga ou na frequência dos exercícios e lembre-se sempre de alongar e aquecer o corpo antes do treino. Isso é fundamental para preparar o organismo para o que está por vir.

Além disso, opte por movimentos que trabalham o corpo todo de uma forma equilibrada, como os treinos funcionais, a natação e o crossfit. Eles são uma maneira interessante de se exercitar e, ainda assim, proteger os músculos e as articulações.

Qual é o tratamento para melhorar as lesões da academia?

Há uma série de tratamentos para recuperar o corpo após uma lesão. A maioria deles envolve o uso de medicamentos para aliviar os sintomas do desconforto. Casos mais graves podem, por sua vez, demandar intervenções mais complexas, como a cirurgia.

Além dessas opções, é possível optar pela quiropraxia como um método bastante eficaz. Ao contrário dos remédios, os quiropraxistas atuam diretamente na causa dos problemas e não nos sintomas. Assim, eles podem ser resolvidos de uma forma mais efetiva. Algumas das vantagens da quiropraxia para atletas incluem:

  • fortalecimento dos músculos;
  • regeneração de áreas afetadas;
  • mais flexibilidade;
  • redução das dores e desconfortos.

Gostou de conhecer as melhores práticas para prevenir e melhorar as lesões da academia? Com o uso de técnicas corretas, acompanhamento profissional e com a ajuda da quiropraxia, está cada vez mais possível fazer exercícios e manter a saúde sempre em dia!

Para ficar sempre por dentro de novidades no assunto, basta assinar a nossa newsletter! Você vai receber conteúdo diretamente no seu e-mail!. Até a próxima!