Gerenciar todos os compromissos, administrar o estresse e ainda cuidar da saúde e ter qualidade de vida provavelmente é o desejo de muitas pessoas. No entanto, a rotina atribulada não permite que a maioria consiga aderir a um estilo de vida saudável, que inclua se alimentar e dormir bem, praticar atividades físicas e ter momentos de lazer, por exemplo.

Infelizmente, os maus hábitos e a tensão do cotidiano repercutem no organismo de forma negativa. Dessa forma, surgem dores no corpo, dificuldade para dormir, ganho de peso, comorbidades (como hipertensão e diabetes) e outros problemas que afetam a qualidade de vida do indivíduo.

Assim sendo, torna-se importante buscar soluções e hábitos mais saudáveis. Neste post, apresentaremos para você o tratamento de quiropraxia. Saiba o que é essa técnica, como ela é feita e para quais problemas ela pode ser empregada!

O que é quiropraxia?

Em grego, quiro e praxis significam mãos e praticar, respectivamente. Embora as mãos sejam o instrumento do quiropraxista, elas não são usadas para realizar massagens. Na realidade, as mãos realizam ajustes no sistema musculoesquelético do paciente, o que também tem efeitos na saúde geral e no bem-estar.

Além disso, outro objetivo do tratamento é fazer com que o fluxo de impulsos nervosos entre a coluna e o cérebro sejam restabelecidos integralmente, permitindo renovação por parte do próprio organismo (poder de autocura), relaxamento e equilíbrio, tanto corporal quanto mental.

A Quiropraxia é considerada uma forma de medicina alternativa, conhecida há milhares de anos por chineses e egípcios. No entanto, apenas no século XIX, David Palmer, um grande entusiasta de diferentes técnicas de cura, aperfeiçoou-a — o que a transformou em um moderno conjunto de técnicas que trabalha o sistema locomotor e suas funções.

Como é feito o tratamento de quiropraxia?

Ao considerar a anatomia do corpo humano, é possível descobrir que todas as funções exercidas por ele estão relacionadas à medula espinhal e sua comunicação com o cérebro. A medula está intimamente associada à coluna vertebral, visto que essa é a sua proteção, assim como das raízes nervosas.

Se ocorrerem desvios ou traumas na coluna vertebral, a medula poderá ser afetada, desencadeando dores e prejuízo de outras funções. Isso acontece, por exemplo, devido à má postura ou pelo deslocamento de vértebras. Essa condição, chamada de subluxação vertebral, provoca uma pressão no nervo.

O objetivo da quiropraxia nesse contexto é reduzir o desalinhamento da coluna, aliviando a luxação e, consequentemente, a pressão no nervo. A técnica também pode ser usada nas articulações, partindo do mesmo princípio de promover o alinhamento das estruturas.

Para isso, o quiropraxista realiza manobras indolores e rápidas, que normalmente geram um estalido. O conjunto dessas manobras é chamado de ajuste. É importante salientar que o tratamento é individual, ou seja, após uma análise minuciosa, o profissional escolherá quais são as técnicas que devem ser empregadas para aquele paciente e seu problema de saúde.

Quais são os benefícios da quiropraxia?

Alívio das dores

A compressão do nervo causada pela subluxação das vértebras causa muita dor e ainda pode prejudicar o funcionamento de membros. Sendo assim, ajustar a coluna pode melhorar ou até acabar com a dor em vários de seus segmentos.

Por esse motivo, ela é indicada para cervicalgias (dor na região posterior do pescoço e na nuca), lombalgias (dor na região média das costas), hérnias de disco e ciatalgias (dor que desce para a perna a partir da lombar).

Isso porque as manobras permitem um alívio da compressão sobre o nervo ao ajustar a coluna à sua posição ideal e, ainda, ajudam na recuperação da plena transmissão dos impulsos nervosos da medula para todos os tecidos.

Relaxamento

Após algumas sessões de quiropraxia, é comum o paciente se sentir mais relaxado e experimentar uma sensação de bem-estar corporal. Afinal, as manobras permitiram que todas as estruturas se comunicassem e se encaixassem melhor.

O relaxamento melhora a qualidade de vida, visto que a pessoa fica mais calma e disposta. Além disso, ele propicia uma noite bem-dormida, pois o sono é profundo. Assim, a quiropraxia também pode ser indicada para pessoas com insônia ou muito estresse no dia a dia.

O relaxamento também é aplicado em nível mental, fazendo com que a pessoa se sinta mais aberta a novas possibilidades e menos estressada ou ansiosa, por exemplo.

Maior consciência corporal

A consciência corporal é a percepção integral do próprio corpo, ou seja, o reconhecimento de todos os movimentos e também das áreas de tensão ou limitação do organismo. Ela é importante para evitar que os limites físicos sejam ultrapassados, o que pode provocar o desalinhamento da coluna e das articulações.

Conhecer o próprio corpo faz com que energia seja economizada nos movimentos, sendo isso essencial em uma rotina atribulada. Outros benefícios incluem a identificação precoce de desvios da normalidade, melhor relacionamento com o ambiente e com a mente e uma maior possibilidade de autotratamento.

Melhora da comunicação do organismo

Os maiores benefícios da quiropraxia são alcançados quando todas as estruturas do corpo se comunicam bem. Por meio das manobras, pequenos bloqueios são desfeitos, permitindo uma melhora do fluxo de comunicação nervosa entre a coluna, os órgãos, os tecidos e o cérebro.

Isso é significativo porque o corpo é integrado e uma disfunção em qualquer parte afetará todo o organismo. É por esse motivo que um desvio na coluna afeta o bem-estar de modo geral, assim como outro problema em qualquer parte do corpo.

Quem pode praticar a quiropraxia?

É essencial salientar que a quiropraxia não é apenas uma especialização em saúde, mas sim uma profissão. Ou seja, o profissional apto para atuar nessa área cursou a graduação e deve constar na lista de profissionais certificados pela Associação Brasileira de Quiropraxia.

O trabalho exige que manobras específicas sejam feitas. Caso elas sejam realizadas de forma incorreta, poderão provocar um efeito contrário, isto é, a piora dos sintomas.

A CTQuiro é um centro de tratamento de quiropraxia e conta com profissionais graduados na área. Agende uma avaliação e veja como é possível aumentar sua qualidade de vida colocando a coluna no lugar certo!