Há um ditado que diz que não importa o resultado, mas sim o caminho que percorremos até alcançá-lo. Essas palavras traduzem um conceito muito importante: o da preparação para corrida e várias outras atividades físicas.

O modo como nos preparamos para a realização de um exercício de alta performance, como é o caso das corridas, determina não só o nosso resultado, mas a qualidade da atividade. Outra vantagem é a redução do risco de lesões, facilmente causadas por essa prática.

Você não faz ideia de como se preparar para correr com segurança e qualidade? Não se preocupe! A seguir, mostraremos algumas dicas para que você não erre em sua preparação e obtenha resultados satisfatórios em seus exercícios. Boa leitura!

Alimente-se adequadamente

Um dos principais cuidados antes de uma corrida é caprichar na alimentação, que deve ser rica em bons carboidratos. Essas substâncias garantem que você terá a energia necessária para atingir a linha de chegada.

Por isso, invista em alimentos como queijos magros, grãos integrais, laticínios e vegetais como a batata ou a beterraba. Além disso, lembre-se do pós-treino, que deve ser rico em proteínas para ajudar o seu corpo a se recuperar!

Beba bastante líquido

Outra dica muito importante na preparação para corrida envolve o consumo de água. Afinal, o nosso corpo é composto majoritariamente por essa substância e perderá uma boa quantidade dela durante o exercício.

Além da água, você pode consumir líquidos como chás e sucos naturais. Lembre-se também de levar uma garrafa com você e dê pequenos goles no decorrer da corrida. Isso otimizará a reposição hídrica e evitará a desidratação.

Powered by Rock Convert

Pratique alongamentos e aquecimentos

Antes de correr, é fundamental que seus músculos estejam devidamente aquecidos para realizar os movimentos adequadamente. Por isso, dedique alguns minutos para realizar breves alongamentos, para evitar lesões e deixar o seu organismo apto para correr e queimar as calorias necessárias.

Utilize roupas e calçados confortáveis

O conforto é fundamental para que a sua corrida seja realmente proveitosa. Por isso, capriche na escolha de vestuários leves e confortáveis, que não limitem os seus movimentos e ajudem na dissipação do calor de seu corpo.

Bons calçados também são fundamentais para evitar acidentes e a sobrecarga em tendões e articulações. Por isso, tenha uma atenção especial aos sapatos utilizados e dê preferência aos modelos esportivos.

Realize práticas que aumentam a performance

Por falar em machucados e lesões causadas pelas atividades físicas, que tal investir em práticas que o prepararão para todas as corridas de sua vida? 

Opções como o pilates e a quiropraxia, por exemplo, são excelentes para preparar o corpo e trabalhar a flexibilidade. Além disso, elas também reduzem o estresse e otimizam os resultados.

Por fim, lembre-se de consultar um profissional antes de iniciar a preparação para corrida, pois isso é fundamental para garantir que seu corpo tem condições de adicionar esse exercício na rotina!

Como você costuma se preparar para a prática de atividades físicas? Conhece alguma outra dica bacana e que não foi citada no post? Compartilhe nos comentários!

Fechar Menu
Precisa de Ajuda? Fale Conosco