Muitas doenças são hereditárias — tais como diabetes, hipertensão e até certos tipos de câncer. Há muitas outras, no entanto, que podem ser evitadas apenas alterando-se alguns hábitos. E, sem dúvida, trabalhar nessa prevenção de doenças pode garantir a você muito mais bem-estar e longevidade.

Esse processo deve ocorrer diariamente. Ele diz respeito à comida que comemos, à maneira com que fazemos a higiene do corpo e a frequência de exercícios praticados por dia. Quer saber mais? Então acompanhe este texto e conheça 5 cuidados para ficar longe de doenças!

1. Cuide da sua higiene

Os cuidados de higiene pessoal são fundamentais. Afinal, é por meio deles que fortalecemos o corpo contra micróbios e bactérias que podem penetrá-lo, causando doenças.

Algumas atitudes simples pode ajudar nisso. Por exemplo: lave as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de comer. Coloque, sempre que possível, suas toalhas e roupas íntimas pra secar ao sol. Evite deixá-las secando no banheiro ou em cima da cama, pois isso favorece o crescimento de fungos e bactérias.

2. Faça exercícios físicos regularmente

Um corpo sarado, bem definido e atraente: esses são alguns benefícios estéticos que a prática regular de atividades físicas pode trazer ao seu corpo. Mas existem outras mudanças no organismo que deixam você mais saudável.

Ela ajuda, por exemplo, na prevenção de doenças pulmonares. Isso porque, com o aumento da circulação durante essas práticas, os músculos dos pulmões se expandem o máximo que podem, para melhorar sua respiração. Também se previne doenças cardíacas, obviamente.

Quando você se exercita, novos vasos sanguíneos são criados, o que diminui a pressão arterial. Além disso, a frequência do coração cresce com o exercício físico, deixando-o mais potente e resistente contra possíveis doenças.

3. Tenha uma alimentação saudável

Para manter um corpo saudável e funcionando bem, além de praticar as atividades físicas, é muito importante se alimentar corretamente. Nosso organismo precisa de muita energia para todas essas atividades, sendo assim, uma alimentação balanceada e saudável é crucial.

Consuma sempre frutas e verduras — ricas fontes de vitaminas e nutrientes necessários à produção de hormônios responsáveis pela sensação de felicidade. Também coloque em sua dieta as leguminosas, as quais são ricas em aminoácidos que previnem problemas cardiovasculares.

Por fim, não pule refeições, nem substitua as principais delas por lanchinhos ou algo que deveria ser apenas um complemento da dieta. Lembre-se: alimentar-se direito significa não colocar a sua saúde em risco.

4. Beba bastante água

A água é vital para a saúde e a prevenção de doenças. Compondo até 60% do nosso corpo, ela é usada em todas as suas reações químicas. Isso a faz regular a temperatura corporal, melhorar o funcionamento dos rins e otimizar a circulação sanguínea, por exemplo.

Sendo assim, beba, ao menos, 2 litros de água por dia. Se você já pratica atividades físicas, tome ainda mais, pois grande parte dessa água será perdida via transpiração durante os exercícios. Ande sempre com uma garrafinha de água na mão e mantenha a sua saúde em dia.

5. Sente-se corretamente para evitar problemas na coluna

Boa parte das doenças que acometem a coluna são causadas por má postura. A clássica dor nas costas, por exemplo, surge pela falta de consciência corporal ou mesmo de instrução sobre o posicionamento correto, que deve ser adotado durante as atividades do dia a dia.

Para evitar isso e conhecer a forma certa de se sentar adequadamente, é recomendável buscar ajuda na quiropraxia. Essa é uma forma de prevenção de doenças de coluna que utiliza as mãos e poucas ferramentas auxiliadoras, fazendo o realinhamento e trazendo a você a postura correta.

Enfim, essas foram algumas das principais dicas sobre a prevenção de doenças! Vale ressaltar que, durante as consultas médicas, é sempre importante informar o profissional das doenças que já acometeram a sua família. Tente verificar o quadro de saúde de cada um dos seus familiares, inclusive dos já falecidos. Isso auxilia você a se antecipar de eventuais problemas.

Então, gostou do post? Quer melhorar ainda mais a sua qualidade de vida e ficar longe de enfermidades? Aproveite agora para descobrir qual é o papel do quiropraxista na sua saúde!