Boa parte dos brasileiros convive diariamente com a dor. De acordo com estudos conduzidos pela SBED (Sociedade Brasileira de Estudo da Dor), cerca de 37% da população lida com esse problema de maneira crônica. Por isso, precisamos falar sobre os benefícios do tratamento quiroprático no combate dessa situação.

A quiropraxia e os profissionais que atuam na área — conhecidos como quiropraxistas — são responsáveis pela promoção do bem-estar e da qualidade de vida a seus praticantes, reduzindo consideravelmente a dor sentida e tratando diversas doenças e seus sintomas a partir de métodos completamente seguros e não invasivos.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre a quiropraxia e também sobre quais são as doenças e males que podem ser tratados com essa prática. Ficou curioso? Então, sem mais delongas. Boa leitura!

O que é a quiropraxia?

Quiropraxia é o nome dado a uma área dos cuidados com a saúde humana que é voltada para o equilíbrio do sistema nervoso. Os quiropraxistas utilizam as suas mãos e técnicas variadas para alinhar a coluna, a função articular e a saúde dos nervos simultaneamente, trazendo mais bem-estar e conforto aos pacientes que lidam com dores de diversas naturezas.

Uma das principais características da quiropraxia é a ausência de utilização de medicamentos e técnicas invasivas, sendo uma prática muito segura para pessoas de diferentes idades e até mesmo para indivíduos completamente saudáveis que buscam prevenir potenciais problemas de saúde.

Quais são os seus benefícios para o bem-estar e qualidade de vida?

O tratamento quiroprático pode ser benéfico para as mais diversas áreas da vida de uma pessoa. De certa forma, podemos dizer que investir em sessões de quiropraxia melhora a vida dos indivíduos como um todo, atuando de dentro para fora para fornecer uma vida muito mais agradável e confortável.

As principais vantagens e benefícios dessa prática para a saúde incluem:

  • redução considerável ou até mesmo o fim de dores na coluna e no pescoço;
  • tratamento para problemas como a hérnia de disco ou dor no nervo ciático;
  • diminuição de dores de cabeça;
  • auxílio no tratamento de problemas comportamentais ou de mobilidade;
  • suporte a uma gestação saudável e feliz;
  • redução das dores crônicas;
  • diminuição do uso de medicamentos e, consequentemente, de seus efeitos colaterais;
  • tratamento de alergias e crises de asma;
  • melhora da performance esportiva de atletas;
  • mais produtividade para o dia a dia;
  • equilíbrio da pressão arterial;
  • estímulo do sistema imunológico, tornando o paciente menos propenso a adoecer.

Como podemos ver, a quiropraxia age simultaneamente em diversos sistemas de nosso organismo, favorecendo o metabolismo e ajudando o corpo a funcionar muito melhor.

Como ocorre o tratamento quiroprático?

O tratamento quiroprático, assim como o de outras áreas da saúde, ocorre com base em diretrizes bem definidas. O profissional quiropraxista é graduado em sua área de especialidade e conta com todo o conhecimento necessário para realizar os procedimentos em seus pacientes.

Após uma anamnese cuidadosa e do exame físico (feito no consultório), o quiropraxista pode solicitar alguns exames complementares antes de fechar um curso de tratamento. Eles podem incluir, por exemplo, ultrassonografias e raio x, também conhecidos como exames de imagem.

Com todos os dados e relatos em mãos, o profissional passará a realizar os procedimentos em seu paciente, sempre utilizando as mãos e algumas ferramentas complementares para auxiliá-lo em seu trabalho.

Quais são as doenças tratáveis com a quiropraxia?

Agora que já compreendemos como o tratamento quiroprático ocorre e quais são os seus benefícios para a saúde, que tal conversarmos sobre as doenças que tradicionalmente ficam sob os cuidados dessa área? Confira algumas a seguir.

Lombalgia

Esse é o nome dado às dores na região lombar, a porção mais baixa de nossa coluna (próxima ao quadril) e também uma das mais acometidas por dores devido a problemas de saúde ou a uma postura inadequada. Felizmente, a quiropraxia pode reduzir consideravelmente o desconforto nessa região, tratando a causa do problema e não apenas os seus sintomas.

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional é caracterizada principalmente pela sensação de aperto na região da cabeça, trazendo desconforto, dores, náuseas e redução na produtividade. Com a manipulação do quiropraxista, é possível reduzir as tensões que causam esses sintomas tão desconfortáveis e devolver a qualidade de vida aos pacientes acometidos por esse mal.

Enxaquecas

Assim como a cefaleia tensional, as enxaquecas podem acabar completamente com a qualidade de vida de um indivíduo. Por ter origens muito variadas, um bom tratamento para esse problema é tratar o organismo como um todo. A quiropraxia também pode ajudar nesse caso, trazendo de volta a vontade de viver e explorar o mundo aos pacientes.

Hérnia de disco

Tida por muitos como uma das piores dores que um ser humano pode experienciar, a hérnia de disco é causada devido ao desgaste de estruturas de nossa coluna, fazendo com que os discos vertebrais se choquem uns com os outros. Embora a quiropraxia não possa curar o problema, ela pode trazer mais conforto e reduzir os sintomas dessa doença.

Dores do nervo ciático

Outra dor bastante famosa por seus efeitos devastadores é a que atinge as regiões (coluna, nádegas e pernas) do nervo ciático, o mais longo de nosso corpo. Isso faz com que a dor seja muito abrangente e limite os movimentos e o dia a dia dos que sofrem com o problema. Ao lidar com as tensões musculares e o foco da dor, os quiropraxistas aliviam os sintomas.

Desequilíbrios do sistema nervoso

Por fim, podemos citar também todos os outros desequilíbrios do sistema nervoso, sejam eles físicos (como a fibromialgia) ou psicológicos. É isso mesmo! Investir na quiropraxia também pode ajudar bastante no tratamento de sintomas de depressão, ansiedade e outras doenças, atuando como um bom coadjuvante no tratamento para o equilíbrio emocional.

Agora que você já sabe como funciona, quais são os benefícios e que doenças são tratadas a partir do tratamento quiroprático, o que está esperando? Agende uma sessão o quanto antes e experimente todas as vantagens que essa prática trará para a sua qualidade de vida!

Em caso de dúvidas ou sugestões, não hesite em entrar em contato com a gente. A nossa equipe está sempre a postos para resolver problemas e responder eventuais perguntas. Aguardamos o seu contato!