A quiropraxia é uma profissão que faz uso do poder das mãos. É por meio delas, aplicando movimentos específicos, que se consegue solucionar complicações como as conhecidas subluxações, entre outros problemas. Sem utilizar métodos invasivos, essa profissão se expande cada vez mais pelo mundo e pelo Brasil. Por exemplo, pode-se facilmente encontrar quiropraxia em Jundiaí.

Nessa localidade são feitos cuidados para promoção de saúde, consequentemente melhorando na qualidade de vida. Há ainda vantagens para o conhecimento corporal, o que permite a prevenção de doenças e dá relaxamento ao corpo.

Quer saber mais detalhes sobre assunto? Descubra como começou a quiropraxia, seus benefícios e o motivo pelo qual é preciso fazer o tratamento de forma contínua. Confira!

Uma breve história da quiropraxia

Há registros de que a quiropraxia já era praticada por chineses e egípcios há milhares de anos. Mas a origem da palavra é grega e quer dizer “prática com as mãos” (quiro: mãos; práxis: prática). Contudo, nos tempos modernos a quiropraxia recebeu uma reformulação. O responsável por ela e pelo seu aperfeiçoamento foi o médico norte-americano Daniel David Palmer, que iniciou um estudo intenso sobre essa profissão no século 19.

No Brasil a quiropraxia começou a ter grande destaque um pouco mais tarde — apenas a partir de 1992. Neste momento foi criada a Associação Brasileira de Quiropraxia, que adotou um conjunto de técnicas para o sistema locomotor e suas funções. No nosso país ainda são raras as cidades que apresentam um local que oferece os serviços, porém, existe quiropraxia em Jundiaí, bem perto de você.

Benefícios da quiropraxia para a qualidade de vida

Sabe-se que a quiropraxia utiliza as mãos como instrumentos para realizar ajustes específicos. Dessa forma, a quiropraxia permite que o fluxo de impulsos nervosos entre a coluna e o cérebro seja reequilibrado de maneira sistêmica. Isso permite a prevenção de doenças, oferece a sensação de relaxamento e equilíbrio corporal. A seguir vamos conhecer algumas vantagens da quiropraxia em Jundiaí para a melhoria da sua qualidade de vida.

Sensação de relaxamento

Após as sessões de quiropraxia, é comum o paciente se sentir mais relaxado e experimentar uma sensação de bem-estar corporal. Isso porque o trabalho de um quiropraxista faz com que todas as estruturas do corpo do paciente se equilibrem e se encaixem melhor.

Assim, a pessoa se sente mais relaxada, o que melhora sua qualidade de vida, uma vez que ela se torna mais disposta e tranquila. Além disso, há consequências positivas para o sono: após sessões de quiropraxia, é possível dormir melhor e de forma mais profunda. Não é à toa que a quiropraxia é também recomendada para pessoas que sofrem distúrbios de sono.

Essa sensação de relaxamento proveniente da quiropraxia, no entanto, não alcança apenas o potencial físico, mas também tem consequências em nível mental. A pessoa se sente mais aberta a novas possibilidades e menos estressada ou ansiosa.

Prevenção ao desenvolvimento de doenças

Algumas doenças são hereditárias e, infelizmente, não podem ser prevenidas. Mas outras podem ser evitadas por meio de alterações de alguns hábitos diários. Por exemplo, ao introduzir a quiropraxia é possível evitar o desenvolvimento de doenças associadas à coluna. Isso porque a quiropraxia traz vantagens para o corpo de modo geral, agindo de forma preventiva contra problemas estruturais.

Hoje em dia, sabe-se que a grande parte das doenças que estão ligadas à coluna são ocasionadas pela má postura. Aquela dor nas costas que incomoda tanta gente tem a origem na falta de instrução sobre o posicionamento correto de se sentar ou de se movimentar, por exemplo. Com auxílio de um quiropraxista vai ser possível realizar o ajuste e obter o aprendizado necessário para ter uma postura correta.

Aumento da disposição para fazer atividades diárias

A prática de atividades físicas ajuda a melhorar a estética do corpo e isso não é segredo para ninguém. No entanto, essas mudanças não são apenas alterações visíveis — elas também se refletem internamente no organismo. O problema é que muitas pessoas sentem grande dificuldade em atingir esse patamar, pois não apresentam disposição, resistência, flexibilidade etc.

Uma prática que pode ajudar nesse processo é a quiropraxia. A técnica permite o aumento da circulação sanguínea, fazendo com que os músculos se expandam e que haja uma otimização no processo de oxigenação. Também ocorre a melhora significativa nas funções pulmonares cardiovasculares e efeitos positivos para as articulações do corpo. Consequentemente, a pessoa se torna mais apta e disposta a praticar exercícios físicos, conseguindo atingir seus objetivos — sejam eles estéticos ou não.

Ampliação da consciência corporal

A consciência corporal é a capacidade da pessoa em entender o seu próprio corpo, buscando compreender seu funcionamento e quais as suas limitações e condições físicas. Isso quer dizer, por exemplo, que o corpo começa a reconhecer os sinais de que o organismo está em momento de alerta. Dessa maneira, a consciência corporal permite que a pessoa identifique a maneira mais correta de realizar certos movimentos, a fim de evitar complicações.

Um dos mais importantes passos do processo para adquirir essa consciência corporal é por meio da quiropraxia. E um dos meios é fazer com que a pessoa preste atenção no movimento dos seus músculos durante os processos de respiração ( inspirar e expirar), por exemplo. Dessa forma, a prática ajuda a observar os pontos de relaxamento e também os de estresse e ansiedade, trazendo maior compreensão sobre o que está acontecendo com o seu próprio corpo.

Essas foram algumas informações sobre a quiropraxia em Jundiaí. Por não ter contraindicações, esse cuidado pode ser ampliada para várias pessoas da família, de diferentes faixa etárias. A prática pode ser aplicada em bebês para solucionar problemas recorrentes dessa idade, como cólicas; na fase adulta, para dar conta do desânimo e cansaço provenientes do trabalho. E na terceira idade, garante um prolongamento da qualidade de vida.

Se você mora na região, saiba que existe uma clínica de quiropraxia em Jundiaí. A CT Quiro é um centro de transformação quiroprática e que promove saúde e diversos outros benefícios pela ação da quiropraxia.

Aproveite a oportunidade e agende a sua primeira consulta. Entre em contato com a CTQuiro agora mesmo!