O dia a dia corrido e os hábitos não tão saudáveis de nossa sociedade têm, pouco a pouco, cobrado o seu preço. No final das contas, o nosso saldo tem sido muito negativo e estamos perdendo em qualidade de vida e bem-estar. Por conta disso, é fundamental compreendermos quem pode fazer quiropraxia.

Não entendeu a relação? A quiropraxia é uma ciência em que o profissional responsável — o quiropraxista — utiliza as mãos e algumas poucas ferramentas para devolver a qualidade de vida aos pacientes. O impacto positivo dessa prática é sentido com poucas sessões e logo os indivíduos podem retomar suas atividades e garantir a produtividade.

Mas, afinal, quais são esses impactos positivos e como eles podem ser medidos? E mais, quais pessoas podem se beneficiar com as sessões de quiropraxia? Há alguma contraindicação para a sua realização? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre o tema!

O que é a quiropraxia?

Como mencionado no início de nossa conversa, a quiropraxia é uma ciência pautada na promoção da saúde do sistema musculoesquelético, ou seja, de ossos, músculos, tendões e outras estruturas que auxiliam na nossa locomoção e movimentação.

O quiropraxista, profissional formado e qualificado para o exercício dessa atividade, utiliza as suas próprias mãos ou algumas ferramentas para fornecer maior conforto e alinhamento para a região da coluna cervical, área extremamente vascularizada e repleta de terminações nervosas que atingem todo o organismo.

Além de auxiliar diretamente na redução de dores e outros desconfortos, a quiropraxia permite que o paciente conheça mais o próprio corpo e saiba como cuidar cada vez melhor dele, mantendo uma postura mais adequada e reduzindo o impacto negativo causado por alguns hábitos nocivos.

Quais são os benefícios da quiropraxia para o bem-estar?

A seguir, vamos conferir alguns dos principais benefícios trazidos pela quiropraxia para a saúde e o bem-estar de seus praticantes. Vamos lá?

Alívio da dor

Com o passar do tempo e a realização de sessões regulares, a quiropraxia ajuda a reduzir a dor de maneira tão ou mais eficaz do que as medicações regulares, e o melhor: sem a necessidade de utilizá-las. Isso reduz grandemente a incidência de efeitos colaterais indesejados.

Além disso, sabemos que os remédios comuns atuam, na maioria das vezes, diretamente nos sintomas e não na causa do problema. A quiropraxia, no entanto, age no foco da doença e reduz as dores nos casos de desconfortos no pescoço, na coluna, na cabeça, no nervo ciático e outros.

Melhora do equilíbrio mental

O sistema nervoso atua diretamente não só em nossa percepção sobre a dor e os movimentos, mas em todo o organismo. Por isso, há uma conexão muito clara entre a qualidade da saúde mental e o estado geral de nosso corpo.

Um corpo são e ativo é responsável por nos deixar mais felizes e produtivos, o que melhora o desempenho tanto no trabalho quanto no dia a dia e nas interações pessoais. Pessoas saudáveis são muito mais felizes!

Diminuição da degeneração das articulações

A degeneração de articulações, sejam elas as da coluna, sejam elas as de qualquer outra área, alteram o equilíbrio de todo o corpo e atingem diversas áreas do organismo. Infelizmente, nem sempre a ausência de dor é o bastante para dizer que algo não está errado, já que esse sintoma pode vir a aparecer apenas após algum tempo.

Por isso, o tratamento com a quiropraxia pode ajudar a prevenir esse tipo de situação, diminuindo a ocorrência de degeneração das articulações e mantendo o sistema musculoesquelético mais saudável por muito mais tempo. Dito isso, é possível afirmar que essa prática é muito benéfica, até mesmo, para quem ainda não apresenta algum problema do tipo.

Quem pode fazer quiropraxia e beneficiar-se com a prática?

A seguir, veremos quais são os grupos e pessoas que podem se beneficiar com a prática regular da quiropraxia. Vamos lá?

Crianças

Por incrível que pareça, crianças de todas as idades (incluindo bebês) podem e devem fazer sessões regulares de quiropraxia. Embora, obviamente, não apresente muitos problemas no sistema musculoesquelético, a criançada está crescendo a todo vapor e desenvolvendo rapidamente estruturas, como músculos, tendões, ossos e ligamentos.

A quiropraxia ajuda no desenvolvimento correto dessas áreas, garantindo um crescimento saudável e adequado. Além disso, eles estão sempre pulando e em movimento, o que pode ocasionar algumas lesões que podem ser facilmente tratadas com a prática.

Adolescentes

Assim como acontece com as crianças, o corpo dos adolescentes se desenvolve rapidamente e passa constantemente por mudanças bastante significativas. Por isso, a quiropraxia também é indicada nessa faixa etária para ajudá-los a passar por essas alterações de forma mais tranquila.

Além de ajudar no desenvolvimento adequado dos ossos e músculos, a quiropraxia auxilia na correção da postura e evita problemas que podem surgir mais à frente. Outra vantagem é melhorar a qualidade de vida e deixar os jovens muito mais focados e produtivos na escola.

Adultos

Os adultos podem se beneficiar largamente com a prática da quiropraxia. Nessa época, começam a surgir alguns dos principais problemas ósseos e musculares, que podem ser tratados precocemente com o auxílio dos quiropraxistas. Além disso, o dia a dia estressante costuma causar muitas dores, que também podem ser atenuadas com a atividade.

Outra vantagem é que a quiropraxia também pode ser feita por adultos completamente saudáveis e que não apresentam nenhum tipo de problema. Nesses casos, ela funciona como uma prevenção e manutenção da saúde, preparando-os para uma velhice muito mais confortável e saudável.

Idosos

Há muitos problemas de saúde associados com a chegada da terceira idade, e muitos deles estão relacionados com o sistema musculoesquelético. Além disso, outros problemas normais da idade, como a diabetes e os problemas renais, podem influenciar diretamente nesses pontos.

Por isso, é extremamente recomendado que os idosos realizem sessões de quiropraxia para cuidar de dores, desconfortos e falta de flexibilidade, e para garantir muito mais qualidade de vida nessa fase tão importante.

Pessoas que sofreram acidentes

Indivíduos que passaram por traumas ou sofreram acidentes também podem fazer bom uso das sessões de quiropraxia. Aliada à recomendações do médico, essa prática pode ser muito benéfica no controle de dores e desconfortos e na reabilitação de movimentos.

Isso ocorre por conta do desalinhamento da coluna vertebral, que, muitas vezes, é causado por acidentes traumáticos. Com esse impacto, nervos e outras estruturas são afetados e podem deixar de funcionar da maneira correta.

Atletas ou profissionais que realizam muito esforço

O dia a dia é extremamente puxado para muitos profissionais, que realizam esforços repetitivos e lidam com dores e desconfortos que acabam destruindo as suas qualidades de vida. O mesmo vale para atletas, que lidam com muito esforço e pressão e precisam estar sempre com um ótimo condicionamento físico.

Quer mais produtividade e saúde? A quiropraxia pode ajudar! Essa prática faz com que trabalhadores de todas as áreas, incluindo os esportes, ganhem muito mais energia e possam produzir muito melhor, destacando-se em suas respectivas áreas de atuação.

Gestantes

Por fim, gostaríamos de mencionar a importância da quiropraxia para as gestantes. Muitas vezes, a gravidez é acompanhada por dores intensas, especialmente na região da coluna, que sofre com o peso extra ganhado durante esse período. Outro ponto importante é o estresse causado pelas alterações no corpo e no humor da futura mamãe.

Felizmente, as grávidas não precisam sofrer e podem utilizar a quiropraxia para ter uma gravidez muito mais tranquila e prazerosa, evitando o uso de medicações e aproveitando esse momento da maneira mais saudável e completa possível.

E aí, viu só quem pode fazer quiropraxia e beneficiar-se com todas as vantagens dessa prática? Quando realizada em sessões regulares, essa atividade é extremamente benéfica tanto para o corpo quanto para a mente dos pacientes. Vale a pena agendar uma consulta com um quiropraxista e conferir de perto!

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato com a nossa equipe! Estamos à disposição para atendê-lo da melhor forma e responder todas as suas perguntas.