• Post category:Sintomas

Em comparação com o resto do mundo, você sabia que os brasileiros são os que passam mais tempo por dia no celular? Uma pesquisa atestou esse dado, mostrando que gastamos em torno de 4 horas e 48 minutos diariamente, a maior média do planeta.

Essa estatística ajuda a entender um pouco sobre as recorrentes reclamações das pessoas sobre as dores causadas pelo uso do celular. Isso porque passar o dia mandando mensagens, olhando a timeline do Facebook e respondendo e-mails no dispositivo móvel acaba pressionando, de forma exaustiva, tanto a coluna cervical quanto as mãos. Como resultado, há o surgimento de diversos problemas de postura e outros casos mais graves.

A seguir, você conhecerá algumas das principais dores causadas pelo uso do celular e também vai descobrir como evitá-las. Confira!

Dor no pescoço

Possivelmente, você deve ter o hábito de inclinar o pescoço para baixo quando utiliza o celular. Essa é uma das principais causas da dor no pescoço. Isso acontece porque quando inclinamos a cabeça nesse ângulo, o pescoço passa a sustentar um peso maior do que se estivéssemos em posição normal, com o pescoço ereto.

Com o passar do tempo, essa tensão sobre o pescoço pode evoluir para problemas mais sérios, por exemplo, hérnia de disco, que se trata da perda da flexibilidade dos discos que compõem a articulação vertebral.

Para evitar esses problemas, é necessário elevar o aparelho até que o centro da tela fique na altura dos olhos. O importante é direcionar a visão e não o pescoço até o celular.

Dor nos ombros

Essa também é umas das dores causadas pelo uso do celular mais comuns. E tem relação direta com as dores no pescoço, na medida em que você força ambas as articulações. Em resposta a essa ação, seu corpo acaba tendo que recompor esse peso. Por isso que uma tensão no pescoço certamente compromete a estrutura dos ombros.

Mas como evitar? Mantenha uma postura correta. Deixe os ombros alinhados, buscando uma posição em que os peitos estejam abertos. Uma recomendação importante é não utilizar o aparelho enquanto estiver deitado, seja na cama ou no sofá. Nesse tipo de postura, os ombros assumem uma posição de flexão para compensar a força gerada no pescoço inclinado.

Dor nas mãos

As nossas mãos são bastante exigidas para utilizar um celular. Digitar mensagens de texto e deslizar as mãos para checar fotos ou usar aplicativos são algumas das funções essenciais para usar esse dispositivo.

Se essas ações forem feitas de maneira constante e inadequada, podem surgir inflamações nas articulações das mãos, causando dores insistentes. Para evitar isso, manuseie o aparelho alternando as duas mãos. Além disso, utilize mais os dedos indicadores para digitar e rolar o texto e não apenas os dedos polegares.

Então, essas foram algumas das dores causadas pelo uso do celular mais frequentes. É importante ressaltar a necessidade de mudança de hábitos das pessoas em relação ao uso excessivo do celular. Por exemplo, é essencial ficar um período sem usar o aparelho, pois isso ajuda a dar descanso para os tendões e as articulações.

Quer continuar sabendo mais sobre a saúde do seu corpo? Assine nossa newsletter e receba atualizações diretamente na sua caixa de entrada!